quarta-feira, 16 de março de 2016

"Como foi a imaginação que criou o mundo, ela o governa" - Charles Baudelaire

Quem veio primeiro? Essa pergunta é o cerne de muito papo filosófico por aí. A verdade é que ninguém
sabe com perfeição sobre tais questões. Tudo que nos resta é teorizar sobre, vendo àquelas que são mais palpáveis com a nossa realidade atual.

Muito se fala de um criador do universo. "É Deus, mamãe". Deus fez tudo, fez todas as coisas. Deus criou o mar, a terra, os homens, o livre-arbítrio. Deus criou a ideia, o pensamento, o questionamento. Deus criou a dúvida. Mas quem criou Deus? Ele mesmo? Ou ele já existe? O que há antes dele? Nada?

A evolução natural explica que todas as coisas vieram de outras, que vieram de outras. Uma coisa sempre "se transformando" em outra coisa. Elementos químicos tentando buscar sua estabilidade, acabam por soltar soltar prótons no meio - e muitas vezes transformar prótons em nêutrons e nêutrons em prótons - e terminam por virarem outros elementos. Um Chumbo (Pb) instável no ambiente, ao liberar uma partícula Alfa, termina por 'se transformar' em Mercúrio (Hg). O ciclo não termina. E se voltarmos lá atrás, no famoso 'Big Bang', veremos que tudo que existia era energia condensada num único ponto. Não há espaço para um 'deus' nessa situação. Todas as coisas acontecem de forma completamente natural, de acordo com as leis que temos no universo.

Só que ainda não podemos descartar a ideia de Deus tão facilmente, pois há centenas de milhares de pessoas que acreditam em um deus - não somente o deus cristão. De onde ele veio? Algum cético-ateu se contentaria em dizer que essa ideia de deus foi apenas uma solução elegante para justificar e explicar tudo que existe. Porém eu não acho que seja tão simples.

Veja: Há pessoas que acreditam cegamente numa ideia abstrata - como deus -, isso é um fato. Porém você não pode generalizar. Não só eu, mas muitos por aí já tivemos experiências empíricas de forças e seres que não podem - atualmente - serem explicados por nossa ciência ortodoxa. Ora, de onde veio Exú Caveira? De onde veio Ashtar Sheran? De onde veio o Monstro do Espaguete Voador?
Alguns podem afirmar que tais seres existem em uma realidade paralela à nossa, e que não participam das mesmas leis físicas.
Ok, é uma explicação, mas ainda não me responde.

Pra mim tais seres - e tudo que é sobrenatural e até mesmo natural - vieram da nossa imaginação.
Não entenda errado. Não estou dizendo que, ao imaginar uma coisa, você automaticamente a cria. Embora essa afirmação seja verdadeira em muitas correntes ocultistas, uma simples imaginação não é capaz de criar algo fixo no mundo, é preciso considerar muitos outros elementos.
Falo aqui de uma imaginação coletiva, de algo que acabe por cair na mente de muitos - como um meme de internet, embora esse exemplo seja tosco.

Carl G. Jung costumava dizer que os famosos discos voadores nada mais eram que uma re-leitura dos mitos antigos. No passado, os deuses antigos eram representados com discos solares que eram brilhantes e ardiam em chamas. Hoje temos coisas semelhantes, mas com uma  pitada de tecnologia, bem à moda e ao estilo da nossa atual era atômica.
O que ele quis dizer foi que nossos mitos e 'coisas sobrenaturais' mudaram à medida em que nossa sociedade também mudava. Uma perfeita evolução natural [lembrando que evolução natural não trata do mais forte ou melhor, e sim do mais apto para o meio] de nossos mitos.
Ainda na pegada de discos voadores e E.T.s, podemos considerar outro fato: sempre que saia um filme famoso sobre alienígenas no mercado, rapidamente aparecia relatos de pessoas que viram e avistaram seres semelhantes aos do filme. Isso para os céticos é uma evidência forte de que as pessoas estão inventando tudo, mas pra mim é uma evidência forte de que a mente coletiva cria e molda a realidade.

Então retomando o ponto inicial. Quem criou Deus? Nós, com nossa imaginação.
Isso pode parecer complexo para alguns, então vou tentar explicar colocando nomes aos bois.
Vamos separar duas coisas, dando nome de "Forma" e "Caos".

Todas as coisas existem no Caos. O Caos pode ser comparado ao Big Bang, um mar de possibilidades e energia concentrada.
A Forma é a matrix. A coisa que dá forma e substância ao Caos.
Deus existe e sempre existiu, mas no Caos. Quando o homem teve tempo para pensar e formular teorias de como o universo foi feito, ele criou Deus. Isto é: ele tirou Deus do Caos e deu uma Forma para ele. Assim Deus passou a existir no mundo da Forma - que é o nosso.
Sempre houveram por aí "coisas" pelo céu, voando e o escambau. Mas tais coisas nunca apareceram no nosso mundo, porque não havia uma Forma para elas aqui. Assim que começou a era atômica, as tecnologias absurdas e o 'medo' de invasores do espaço (vide obras de H.P.Lovecraft), nós demos uma Forma para tais seres, e agora eles podem se manifestar.

Usando termos Junguianos, acho que posso dizer que o Caos à qual me refiro é o 'Arquétipo', e a Forma é a 'Casca'.
A Forma ou a Casca muda de cultura para cultura, de época para época, de situação para situação. Seguindo os moldes da evolução natural deste mundo.
Já o Caos ou o Arquétipo são o cerne de tudo, e são imutáveis, podendo ou não se manifestarem aqui.

Puxando para um lado ocultista: Quando você imagina, você cria uma casca, e essa casca tenderá a ser preenchida por uma energia (Caos). Imaginar é criar coisas, sempre!
Quando alguém pensou em criar uma cadeira, ele imaginou todo o design da cadeira de madeira (Forma), mas a ideia original era ter um local para sentar e relaxar (Caos). Nós temos cadeiras, bancos, cama, divã... Todas essas coisas tem o mesmo Caos-Arquétipo, mas com diferentes Formas-Cascas.

Nós não criamos as coisas propriamente, nós apenas damos forma à elas. Somos co-criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...